Conheça o processo de trabalho da equipa MOOC Técnico

Partimos do princípio que a colaboração está na base de um trabalho capaz de atingir o nosso objetivo, que é o de produzir formação online de qualidade e acessível a todos, nas áreas STEAM.

O processo de desenvolvimento de um curso MOOC Técnico

Porquê fazer parte deste processo de trabalho?

Colocar os alunos no centro da aprendizagem

Colocar os alunos no centro da aprendizagem

É o melhor método de ensino, nós podemos estudar à nossa velocidade, podemos fazer os exercícios as vezes que quisermos e quando quisermos e ficamos com os exercícios e os vídeos para nós. Depois, qualquer dúvida, qualquer problema que tenhamos podemos falar com a professora.

Ana David, Aluna do Técnico.
Tornar as salas de aula mais dinâmicas

Tornar as salas de aula mais dinâmicas

Os alunos que já tinham visionado os vídeos levantavam questões nas aulas que suscitaram um debate mais profundo do que aconteceria caso fosse a primeira vez em que ouviam falar do tópico, o que é interessante. Também não houve desmobilização dos alunos das aulas pelo facto de os tópicos destas aulas serem substituíveis pela participação na MOOC.

Carlos Santos Silva, Docente do Técnico.
Abrir novas portas para o exterior

Abrir novas portas para o exterior

O participante pode estar em qualquer lugar e aceder ao curso (...) desde que tenha internet, pode aceder e isso permite abrir portas para muitas pessoas (...) em S. Tomé nunca teríamos acesso a este tipo de formação.

Participante do curso fex

Uma equipa profissional e recursos de ponta

A equipa é constituída por 2 instructional designers, 3 designers gráficos, 1 gestor de suporte técnico e 1 técnico audiovisual. Trabalhamos colaborativamente com docentes e investigadores das áreas STEAM e dispomos de uma estrutura própria para produção de conteúdos audiovisuais e multimédia.

Perguntas frequentes

  1. A produção de conteúdos tem de ser feita, exclusivamente, por mim?

    Os conteúdos científicos podem ser produzidos colaborativamente entre professores, professores e investigadores ou professores e outros profissionais, desde que relacionados com as áreas STEAM.

  2. Idealmente, qual seria o tempo de produção de um curso MOOC?

    Estima-se o prazo de 1 mês para a fase de Proposta, 1 mês para a Pré-Produção, 2/3 meses para a Produção, 2 meses para a Pós-Produção, 1 mês para a Plataforma, 1 mês para o Controlo de Qualidade, 1 mês para a Divulgação, 1 mês para a Publicação e Acompanhamento e fase de Balanço. 

    Algumas fases podem decorrer em simultâneo e ser da responsabilidade de diferentes profissionais, pelo que a produção de um curso MOOC apresenta, normalmente, um intervalo de tempo de 6 a 10 meses. A produção de um curso MOOC está, contudo, fortemente dependente da complexidade do conteúdo, da disponibilidade dos tutores e do volume de trabalho da equipa.

  3. Qual o tempo de duração ideal de um curso MOOC?

    Idealmente, um curso MOOC Técnico tem a duração de 4/5 semanas (com um esforço semanal de cerca de 6h para o participante).

  4. Que tipo de materiais pedagógicos posso desenvolver?

    A plataforma MOOC Técnico permite que se disponibilizem diversos materiais pedagógicos, nomeadamente: vídeos (expositivos, demonstração de experiências, entrevistas, etc.) e PDFs (artigos, esquemas, etc.). Para além disto, os tutores podem também dinamizar um Fórum de Discussão.

  5. Que tipo de atividades de avaliação posso desenvolver?

    Existem diversas formas de avaliação formativa e somativa que podem ser desenvolvidas na plataforma MOOC Técnico e que permitem a verificação e consolidação da aprendizagem. Trabalhos de grupo e revisão por pares são algumas das possibilidades.

  6. Como é feita a planificação do curso?

    A equipa dá suporte técnico e pedagógico na planificação do curso, sendo esta realizada em estreita colaboração com o tutor. A equipa disponibiliza, ainda, ferramentas que facilitam a organização do MOOC.

  7. Existem templates para a organização dos conteúdos científicos?

    Existem templates de PPTs e documentos Words, cujo propósito é o de apoiar na organização e estruturação dos conteúdos científicos.

  8. Caso desenvolva um curso MOOC Técnico, onde é que o mesmo vai decorrer?

    O MOOC Técnico dispõe de uma plataforma OpenEdX própria, onde decorrem todos os cursos no âmbito do mesmo desenvolvidos. 

  9. De que forma posso obter apoio sobre a utilização da plataforma?

    A equipa técnico-pedagógica do Projeto MOOC acompanha todas as fases de produção, incluindo a de construção e utilização da plataforma MOOC Técnico. Para esse efeito, existe ainda um Guia produzido pela mesma, onde constam todas as informações necessárias relativas à plataforma.

  10. Como posso utilizar um curso MOOC Técnico, para dinamizar as minhas aulas?

    Para além do acompanhamento na produção de um curso MOOC, a equipa MOOC Técnico suporta ainda a sua integração no currículo académico, nomeadamente através do flipped-classroom. O flipped-classroom é uma estratégia de ensino e aprendizagem, que permite que a/o docente disponibilize conteúdos online antes das aulas teóricas, permitindo que as mesmas se tornem menos expositivas e mais interativas. Por sua vez, os alunos assumem um papel central na construção da sua própria aprendizagem.

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