Processo de Desenvolvimento
Conheça o processo de trabalho da equipa MOOC Técnico
Partimos do princípio que a colaboração está na base de um trabalho capaz de atingir o nosso objetivo, que é o de produzir formação online de qualidade e acessível a todos, nas áreas STEAM.
O processo de desenvolvimento de um curso MOOC Técnico
Proposta
Sinalização de interesse por parte do tutor. Seleccção kick-off e início do desenho do curso.
Pré-produção
Validar desenho do curso. Receção e preparação dos conteúdos científicos e exercícios.
Produção
Preparação, revisão e validação dos materiais. Gravação dos vídeos em estúdio.
Pós-produção
Edição e validação dos vídeos. Produção dos materiais.
Plataforma
Estruturação do curso na plataforma.
Controlo de Qualidade
Lançamento e acompanhamento de uma versão de teste do curso, com um conjunto de beta-testers. Correcções e ajustes finais.
Divulgação
Desenvolvimento e lançamento de campanha de comunicação multimeios e disponibilização pública do curso.
Publicação e Acompanhamento
Início das atividades do curso. Comunicação com os participantes e moderação do fórum.
Balanço
Recolha e análise de dados. Reunião de balanço do curso. Programação de reedição.
Porquê fazer parte deste processo de trabalho?
Colocar os alunos no centro da aprendizagem
É o melhor método de ensino, nós podemos estudar à nossa velocidade, podemos fazer os exercícios as vezes que quisermos e quando quisermos e ficamos com os exercícios e os vídeos para nós. Depois, qualquer dúvida, qualquer problema que tenhamos podemos falar com a professora.
Tornar as salas de aula mais dinâmicas
Os alunos que já tinham visionado os vídeos levantavam questões nas aulas que suscitaram um debate mais profundo do que aconteceria caso fosse a primeira vez em que ouviam falar do tópico, o que é interessante. Também não houve desmobilização dos alunos das aulas pelo facto de os tópicos destas aulas serem substituíveis pela participação na MOOC.
Abrir novas portas para o exterior
O participante pode estar em qualquer lugar e aceder ao curso (...) desde que tenha internet, pode aceder e isso permite abrir portas para muitas pessoas (...) em S. Tomé nunca teríamos acesso a este tipo de formação.
Uma equipa profissional e recursos de ponta
A equipa é constituída por 2 instructional designers, 3 designers gráficos, 1 gestor de suporte técnico e 1 técnico audiovisual. Trabalhamos colaborativamente com docentes e investigadores das áreas STEAM e dispomos de uma estrutura própria para produção de conteúdos audiovisuais e multimédia.
Perguntas frequentes
-
A produção de conteúdos tem de ser feita, exclusivamente, por mim?
Os conteúdos científicos podem ser produzidos colaborativamente entre professores, professores e investigadores ou professores e outros profissionais, desde que relacionados com as áreas STEAM.
-
Idealmente, qual seria o tempo de produção de um curso MOOC?
Estima-se o prazo de 1 mês para a fase de Proposta, 1 mês para a Pré-Produção, 2/3 meses para a Produção, 2 meses para a Pós-Produção, 1 mês para a Plataforma, 1 mês para o Controlo de Qualidade, 1 mês para a Divulgação, 1 mês para a Publicação e Acompanhamento e fase de Balanço.
Algumas fases podem decorrer em simultâneo e ser da responsabilidade de diferentes profissionais, pelo que a produção de um curso MOOC apresenta, normalmente, um intervalo de tempo de 6 a 10 meses. A produção de um curso MOOC está, contudo, fortemente dependente da complexidade do conteúdo, da disponibilidade dos tutores e do volume de trabalho da equipa.
-
Qual o tempo de duração ideal de um curso MOOC?
Idealmente, um curso MOOC Técnico tem a duração de 4/5 semanas (com um esforço semanal de cerca de 6h para o participante).
-
Que tipo de materiais pedagógicos posso desenvolver?
A plataforma MOOC Técnico permite que se disponibilizem diversos materiais pedagógicos, nomeadamente: vídeos (expositivos, demonstração de experiências, entrevistas, etc.) e PDFs (artigos, esquemas, etc.). Para além disto, os tutores podem também dinamizar um Fórum de Discussão.
-
Que tipo de atividades de avaliação posso desenvolver?
Existem diversas formas de avaliação formativa e somativa que podem ser desenvolvidas na plataforma MOOC Técnico e que permitem a verificação e consolidação da aprendizagem. Trabalhos de grupo e revisão por pares são algumas das possibilidades.
-
Como é feita a planificação do curso?
A equipa dá suporte técnico e pedagógico na planificação do curso, sendo esta realizada em estreita colaboração com o tutor. A equipa disponibiliza, ainda, ferramentas que facilitam a organização do MOOC.
-
Existem templates para a organização dos conteúdos científicos?
Existem templates de PPTs e documentos Words, cujo propósito é o de apoiar na organização e estruturação dos conteúdos científicos.
-
Caso desenvolva um curso MOOC Técnico, onde é que o mesmo vai decorrer?
O MOOC Técnico dispõe de uma plataforma OpenEdX própria, onde decorrem todos os cursos no âmbito do mesmo desenvolvidos.
-
De que forma posso obter apoio sobre a utilização da plataforma?
A equipa técnico-pedagógica do Projeto MOOC acompanha todas as fases de produção, incluindo a de construção e utilização da plataforma MOOC Técnico. Para esse efeito, existe ainda um Guia produzido pela mesma, onde constam todas as informações necessárias relativas à plataforma.
-
Como posso utilizar um curso MOOC Técnico, para dinamizar as minhas aulas?
Para além do acompanhamento na produção de um curso MOOC, a equipa MOOC Técnico suporta ainda a sua integração no currículo académico, nomeadamente através do flipped-classroom. O flipped-classroom é uma estratégia de ensino e aprendizagem, que permite que a/o docente disponibilize conteúdos online antes das aulas teóricas, permitindo que as mesmas se tornem menos expositivas e mais interativas. Por sua vez, os alunos assumem um papel central na construção da sua própria aprendizagem.