Investigação

Apresentam-se nesta página as publicações que resultam do desenvolvimento do projeto MOOC Técnico, decorrentes das reflexões e da investigação realizadas a esse propósito.

Desde a análise das práticas tidas em instituições de ensino superior de referência um pouco por todo o mundo, a análise dos procedimentos envolvidos na conceção e desenvolvimento de cursos em formato MOOC, até à definição de princípios orientadores de apoio à produção de cursos MOOC, recomendações e linhas de ação ao nível do desenho curricular de um curso e do desenho dos conteúdos com especial atenção para o formato de vídeo. Equacionam-se, também, os desafios que são colocados aos professores por esta nova forma de desenhar a oferta formativa, dando a conhecer os resultados da experiência tida no desenvolvimento dos primeiros cursos.

Artigos em atas de conferências

MOOC Técnico: Desafios do Desenho Curricular e da Produção de Conteúdos Multimédia

Viana, J. & Moura Santos, A. (2016). MOOC Técnico: Desafios do Desenho Curricular e da Produção de Conteúdos Multimédia. In CNaPPES 16 (no prelo).

Resumo

O projeto MOOC Técnico refere-se ao desenvolvimento de cursos abertos online, desenhados para promoverem uma experiência de aprendizagem a qualquer pessoa, onde e quando quiser, sobre diversos tópicos de ciências básicas, de engenharia e tecnologia, em diferentes níveis de formação. Neste texto apresentam-se as principais reflexões e os resultados obtidos com o desenvolvimento dos primeiros cursos, a partir dos testemunhos sobre a experiência tida por parte dos docentes envolvidos na criação dos cursos, e respetivo desenho e organização em termos curriculares, e da colaboração com a equipa de profissionais que apoia a produção dos conteúdos multimédia para os cursos.

Palavras-chave

MOOC, desenho curricular, conteúdos educativos multimédia.

From Design to Production: First Course Experiences Within MOOC Técnico

Moura Santos, A. & Viana, J. (2016). From Design to Production: First Course Experiences Within MOOC Técnico. In ICERI2016 Proceedings. 9th annual International Conference of Education, Research and Innovation. Seville, Spain.ISBN: 978-84-617- 5895-1, DOI: 10.21125/iceri.2016.1032.

Abstract

Integrated in MOOC Técnico project, three online courses were developed during 2015/16: Markov Matrices (mmX), Experimental Physics (feX) and Energy Services (esX). Their design and production represented a completely different kind of scientific-pedagogical experience than the one experienced by teachers, when they develop a curriculum for a given standard course. The curriculum design and development of the courses have been also intensively experienced by the pedagogic-technical support team, which gave rise to an enriching experience in collaborative curriculum development. Based on the collected shared testimonies and the observed practices about the overall lived experiences by instructors/authors and other team members involved in each course, we hereby present the preliminary conclusions as a check-list of recommending actions to be undertaken.

Keywords

MOOC, Curriculum design and development, Design guidelines, Multimedia contents, Video storyboards, Collaborative curriculum development.

Fostering STEM Formative Assessment for Lifelong Learners

Finamore, A. C.; Moura Santos, A. & Ribeiro, P. (2016). Fostering STEM Formative Assessment for Lifelong Learners. In ICERI Proceedings. 9th annual International Conference of Education, Research and Innovation. Seville, Spain.ISBN: 978-84-617- 5895-1, DOI: 10.21125/iceri.2016.1032.

Abstract

Life expectancy increases, and one of the consequences of this is that people will have to work until more advanced ages. As lifelong learners, people of the 21st century shall have to update or even acquire new skills and knowledge about different evolving areas over the time. Thanks to present technological advances, this is already possible to achieve fully online. Motivated by this trend and also by the pedagogical shift occurred in last century, which focuses on the learner, the present paper will describe a pedagogical project which introduces formative assessment and blended learning, aiming to develop and familiarize Técnico Lisboa STEM students with this new dynamic reality, where deep knowledge is the main asset.

Keywords

STEM education, Lifelong learners, Online exercises, Formative assessment, Blended learning, MOOC certification.

Enhancing MOOC Videos: Design and Production Strategies

SILVA, A. G.; MOURA SANTOS, A., COSTA, F. A. & VIANA, J. (2016). Enhancing MOOC Videos: Design and Production Strategies. In Khalil, M.; Ebner, M.; Kopp, M.; Lorenz, A. & Kalz, M. (Eds). Proceedings of The European Stakeholder Summit on Experiences and Best Practices in and around MOOCs (EMOOCs 2016). Graz: University of Graz, 107-122.

Abstract

Since its inception in 2008, MOOCs have been including videos as a primary mean to improve the learning experiences. Since we are part of a team involved with the design and production of MOOCs aimed to address STEM curricula, we think that a deep analysis on this process, in particular of MOOC videos, became fundamental, both from an efficient pedagogical and communicational point of view, and of a cost-effective production techniques point of view. Based on the cinemetrics analysis, we then recommend the following characteristics for the MOOC videos: short (6-10 min. long), dynamic (ASL ranging 6-30 sec.), personalised (by each instructor) and focused (one topic at a time).

Keywords

elearning, MOOC, digital learning contents, video design and production, cinemetrics analysis, Average Shot Length (ASL)

Outstanding Paper & Video Award

Estratégias para Desenho e Produção de Vídeos para Cursos em formato MOOC

MOURA SANTOS, A.; COSTA, F.; VIANA, J. & SILVA, A. G. (2015). Estratégias para Desenho e Produção de Vídeos para Cursos em formato MOOC. In M. J. Gomes, A. Osório & J. Valente (Eds.). Atas da IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2015. Meio Século de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 828-840.

Resumo

Desde o seu aparecimento, em 2008, os Massive Open Online Course (MOOC), têm vindo a gerar um interesse considerável no ensino superior a nível mundial, tornando-se fundamental refletir, tanto do ponto de vista pedagógico, como do ponto de vista tecnológico e mesmo dos conteúdos abordados, sobre os procedimentos envolvidos na sua conceção e desenvolvimento. É nesse âmbito que se apresenta o presente trabalho, parte integrante de um projeto mais abrangente de levantamento de boas práticas e de linhas de ação para o desenho, planeamento e produção de MOOC no contexto do ensino superior em Portugal. Debruçamo-nos em concreto sobre o desenho de conteúdos em formato de vídeo, apresentando uma análise dos tipos de vídeo e respetivos estilos de realização, a partir duma amostra recolhida em alguns projetos internacionais mais recentes. O objetivo é sistematizar princípios orientadores e listar boas práticas de desenho e produção de vídeos para este tipo de formação online. Com base na análise, recomendam-se vídeos curtos, dinâmicos, personalizados e focados.

Palavras-chave

elearning, MOOC, conteúdos educativos digitais, desenho e produção de vídeos

Capítulos de livros

COSTA, F. A.; MOURA SANTOS, A., SILVA, A. G. & VIANA, J. (2015). Guiões para desenho de cursos MOOC. In MEC. Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior. Lisboa: MEC, 327-342.

Guiões para desenho de cursos MOOC

COSTA, F. A.; MOURA SANTOS, A., SILVA, A. G. & VIANA, J. (2015). Guiões para desenho de cursos MOOC. In MEC. Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior. Lisboa: MEC, 327-342.

Resumo

Desde o seu aparecimento, há cerca de uma dezena de anos, os Massive Open Online Course (MOOC) têm vindo a gerar um interesse considerável no ensino superior a nível mundial, tornando-se fundamental refletir, tanto do ponto de vista pedagógico, como do ponto de vista tecnológico e mesmo dos conteúdos abordados, sobre os procedimentos envolvidos na sua conceção e desenvolvimento. É nesse âmbito que se apresenta o presente trabalho, parte integrante de um projeto de levantamento de boas práticas e de linhas de ação para o desenho, planeamento e produção de MOOC no contexto do ensino superior em Portugal na área de Science, Technology, Engineering, Mathematics (STEM). O principal objetivo é sistematizar princípios orientadores do desenho e da produção de MOOC, com base na reflexão e no trabalho prático que tivemos oportunidade de fazer visando a criação de modelos de guiões para este tipo de cursos, incluindo a elaboração de orientações para a produção de cada uma das suas partes constituintes.

Palavras-chave

e-learning, MOOC, conteúdos educativos digitais, desenho e produção de MOOC.

Relatórios MOOC Técnico

Primeiros Números MOOC Técnico. 5 dez 2016.

Relatório MOOC Técnico sobre os primeiros cursos abertos online desenvolvidos e os seus resultados iniciais, nomeadamente a caracterização do perfil dos participantes no curso Matrizes de Markov (o primeiro que decorreu entre 19 de outubro e 23 de novembro) e as previsões para a disponibilização de cursos em 2017.

2016

Foi o ano de lançamento dos primeiros cursos abertos online do Técnico Lisboa

1088

Era o número total de participantes inscritos no MOOC Técnico a 31 de dezembro de 2016

25%

dos participantes no primeiro curso (Matrizes de Markov) concluíram-no com sucesso

48%

dos participantes no curso Matrizes de Markov não têm qualquer vínculo com o Técnico Lisboa

3

foram os cursos lançados entre outubro e dezembro de 2016